Quem Somos

A minha foto
Quinta do Conde, Sesimbra, Setúbal, Portugal
Fundado em 5 de Outubro de 2000

ISABEL PEREIRA


O sonho de infância era ser professora e depois de muita persistência conseguiu atingi-lo. Depois de 10 anos de ensino entrou no mundo do associativismo por convite de um amigo para liderar uma das mais dinâmicas associações do concelho de Sesimbra e da região, a MGBOOS, da Quinta do Conde.

EM 2009, depois de uma década dedicada ao ensino básico, a professora Isabel Pereira, 41 anos, aceitou um novo desafio: a liderança da MGBOOS - Associação Desportiva, Cultural e Social da Quinta do Conde. «Foi um convite aliciante e muito tentador porque era uma nova associação, mas abracei o projeto de alma e coração», revela. Com experiência de uma década de ensino básico, encontrou na MGBOOS uma forma de continuar um dos seus principais objetivos, formar crianças e jovens para que no futuro sejam cidadãos mais ativos, e, ao mesmo tempo, uma maneira de participar ativamente na vida do concelho.
«Faz parte da minha natureza, sou uma pessoa que gosta de intervir e de contribuir para o bem da comunidade», confessa. A dedicação e o empenho que coloca neste projeto, direcionado à camada jovem da freguesia da Quinta do Conde, foram reconhecidos pela Associação de Atletismo de Setúbal que, em dezembro de 2012, a distinguiu como Dirigente do Ano. Contudo, Isabel Pereira faz questão de realçar que «a distinção deve-se ao trabalho dos jovens atletas e pelos excelentes resultados que têm obtido no atletismo, hip hop e ginástica aeróbica desportiva».
Criada em setembro de 2009, a MGBOOS pretende sensibilizar crianças e jovens para a importância da prática desportiva na adoção de estilos de vida saudáveis.
Em quatro anos, a associação já conquistou diversos títulos, transformando-se numa referência nacional com prémios regionais e nacionais, quer individuais, quer coletivos.
«Estamos presentes em muitas competições e somos um exemplo para muitas outras coletividades desportivas e de lazer».
Crescer de forma gradual e sustentável é para Isabel Pereira a chave mestra de qualquer projeto. «Queremos uma associação assente em alicerces sólidos, por isso estamos a construir a nossa tijolo a tijolo e com os pés bem assentes no chão», garante.
Consciente de que nada se consegue sem trabalho e envolvimento pessoal Isabel revela que um dos objetivos a que se propôs, quando foi convidada por Eduardo Silva, conhecido entre todos por Eddy, foi alcançado. «Estou certa de que estamos a melhorar a qualidade de vida dos nossos jovens e a contribuir para um futuro mais íntegro da nossa sociedade, porque há um espírito de equipa e de união».
Tanto na escola, onde leciona, como na associação, garante ser sempre fiel a ela mesma, uma profissional que dá sempre o melhor de si. «Sou exigente com os outros mas também comigo e dou o meu melhor todos os dias, porque acredito nos jovens e nesta vontade de viver e vencer», diz, lembrando que também ela correu através de um sonho antigo. «Em criança queria ser professora mas só tornei o sonho em realidade quando decidi, aos 23 anos, candidatar-me à faculdade», conta. «Quando soube que tinha sido aceite no ensino superior larguei o emprego, num escritório de informática, e comecei um percurso dedicado ao ensino», adianta. «Esta é a minha vocação e jamais mudaria de área», revela. «Ao fim do dia sinto-me feliz e realizada, como profissional e ser humano». Esta sensação de satisfação pessoal é visível em cada espetáculo que os jovens da MGBOOS apresentam ou em cada prova que participam.
«Somos assim como uma grande família que cresce todos os dias e onde cada membro sabe que pode contar com o apoio dos outros», enaltece, com um sorriso rasgado nos lábios e com um brilho contagiante no olhar. «Emoções e sentimentos que só sente quem realmente vive com e para o outro e que veste a camisola por amor verdadeiro», termina.

Fonte: Sesimbra Município

Sem comentários: